sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Casa construída com bom gosto e soluções econômicas.


Erguido com R$ 270 mil, este sobrado de 185 m² em São Paulo é fruto de muito planejamento e boas ideias – numeradas a seguir.
Jovens e arquitetos, Juliana Assali e Danilo Terra já estavam formados fazia bons anos, tinham trabalhado no México e no Japão e haviam reformado uma acolhedora quitinete no centro de São Paulo para morar. Mas aí surgiu a vontade de ter filhos e o casal saiu em busca de um imóvel amplo, no mesmo bairro ou perto dele, para comprar. Impossível. O jeito, então, foi vasculhar a vizinhança dos pais deles – a ideia era habitar uma região conhecida e ficar perto da família no futuro, quando viesse o bebê. A busca exigiu muitos passeios de carro pelo tradicional bairro da Lapa até que um terreno com uma casa parcialmente demolida chamou a atenção. “As pessoas reclamam da falta de alternativas acessíveis. É preciso procurar muito – algo bem diferente de simplesmente entrar num estande de vendas e receber as boas-vindas com champanhe”, argumenta Danilo, referindo-se à canseira para achar o lote com bom preço que o interessou. Os escassos 15 m de profundidade do lote e seu declive – situação difícil para interessados em erguer um sobrado convencional – afugentavam possíveis compradores. Nada assustador para Danilo e Juliana, que não pretendiam mexer no terreno e o financiaram enquanto juntavam dinheiro para construir. Aí pesaram muito as qualidades do projeto, esmiuçado com o sócio, Pedro Tuma, ao longo de dois anos. Ansioso por espaços amplos e integrados, o casal contratou calculistas arrojados, dispostos a traçar paredes laterais robustas e evitar pilares no meio dos ambientes. A obra, acompanhada de perto pelos arquitetos, contou com as múltiplas habilidades de Alceu Terra – pai de Danilo –, que fez armários, arandelas e bancadas de cimento. Valeu: hoje a família celebra a chegada do segundo filho e estima os gastos em R$ 270 mil.



A construção é reservada (da rua, mal se vê a porta principal), mas alegra o entorno com o painel de 104 azulejos assentados em blocos leves de concreto celular da Siporex. A serralheria minuciosa do gradil é de Edison Shigueno.



1. Usar um pilar no meio da sala ou lajes pré-fabricadas robustas para vencer os 8,10 m de largura? A segunda opção ganhou (3D Lajes). O custo empataria, mas o visual ficou leve e integrado. 2. Marceneiro de mão-cheia nas horas vagas, Alceu Terra, pai do morador, fez os armários da casa. Os da cozinha são de cedro naval envernizado. 3. O mesmo valeu para as fôrmas das escadas de concreto armado, com pisadas (28 cm) que se projetam 4 cm umas sobre as outras (repare no zigue-zague). “Isso compactou o conjunto e economizou espaço. Esse serviço, muito trabalhoso, sairia caro”, avalia o arquiteto.



No piso superior, recurso de economia: um único banheiro serve a todos os quar tos. As áreas de banho, vaso e pia são separadas (assim, contemplam mais de um usuário ao mesmo tempo). O ambiente avança pela frente da casa , for mando um  “dente” na fachada – disfarçado lindamente pelo painel de azulejos.



4. O piso em toda a construção é um só (chamado de laje zero): concreto lançado de betoneira, nivelado e raspado com máquina no local – sem acabamento. A própria equipe da obra cuidou da tarefa.



5. Estruturais, os blocos aparentes (Glasser) dispensaram massa e pintura. Cheios de ferro e massa graute, foram escolhidos a dedo: entre seis fornecedores, sobressaiu aquele com o produto mais claro e bem-acabado. Detalhe: para que todo o peso das lajes se apoiasse nas duas empenas laterais, foi preciso uma fundação reforçada, de estacas profundas e enormes vigas do tipo baldrame.



6. As redes hidráulica e elétrica passam por fora de paredes e lajes (em canos de PVC pintados de preto e em eletrodutos galvanizados, respectivamente), solução para não ter de rasgá-las e depois lhes dar acabamento. Na área externa, a rede que conduz a fiação recebeu, aqui e ali, lâmpadas com anteparos de madeira – arandelas caseiras


 7. A especificação das esquadrias de alumínio (Metaltec) envolveu muita estratégia para não encarecê-las demais. Optou-se por perfis nacionais reforçados e vidro temperado (10 mm). Os seis painéis dos fundos correm nos dois sentidos. Cada um se apoia em dois carrinhos para 400 kg – na laje fica só a guia para não haver sobrecarga.


Um jardim interno no nível inferior refresca o escritório e, quando estiver formado, trará privacidade à casa , já que fica diante da fachada . É composto apenas de espécies nativas da mata Atlântica que vivem sob a copa de árvores grandes, ou seja: vicejam mesmo nesta situação de relativa sombra.

11 comentários:

Se retirar os móveis, vai parecer uma casa mal acabada, alem disso 270 mil dá pra fazer coisa bem melhor.

Quem fez Esse comentario acima nao conhece nada sobre arquitetura, e acho que nem estudo tem....


Uma salva de palmas para o primeiro comentário...

Simplesmente espetacular e de muito bom gosto.Eu tenho vum lote pequeno e faria uma dessas e ficaria muito satisfeito.Parabéns ao arquiteto responsável pelo projeto.

Concordo com primeiro comentário, embora eu ache esse projeto industrial com pé direito alto lindo, 270 mil ficou bem salgado.

Casa maravilhosa! Moraria em uma dessas sem problemas algum! Moderna e de muito bom gosto.

Preciso saber mais informacoes sobre essa laje. Sao só as vigas q vejo na foto? Por cima posso colocar piso e deixar sem cobertura.

Preciso saber mais informacoes sobre essa laje. Sao só as vigas q vejo na foto? Por cima posso colocar piso e deixar sem cobertura.

Só acho que deveriam usar menos foto shop e mostrar a realidade reparem as fotos dos itens 5 e 7 deveriam mostrar alguns elementos da área externa iguais já que o foco esta voltado para a mesma região.
Mas veleu apena a casa é muito bonita, só a tentativa de maquiar não sei o que é que foi péssima.

Acho que seria maravilhoso a lista de fornecedores,ou até mesmo o contato já que são arquitetos,a história é a mesma, moramos em um AP bem pequeno, e daqui 3 anos queremos ter filhos, já queria começar ir atrás do terreno, e amei essa casa!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More