quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

3 Projetos de casas pequenas.

Arquitetos da Casa PRO criam soluções compactas para casa.
Práticas, versáteis e dinâmicas: são essas as características que definem as casas pequenas projetadas pelos profissionais do Casa PRO (rede de profissionais do Casa.com.br). Pensados para jovens solteiros, casais ou famílias com filhos, os projetos destacam o cuidado com a otimização dos espaços, a integração e a ambientação multiuso.

  • A Box Houser de 60 m² projetada pelo arquiteto Luiz Henrique Pinto Dias para a Casa Cor Paraná é formada por três módulos: cozinha e estar, home office e dormitório, e sala de banho. A estrutura simples, geométrica, é feita em alvenaria estrutural.

  • O projeto tem 60 m² de área interna e mais 40 m² de área externa, que compõe o estar social. Por ser modular, permite expansão horizontal ou vertical – com a anexação de novos blocos ao redor ou em um novo pavimento. Assim, o espaço pensado incialmente para um jovem casal, pode ser ampliado para receber futuros filhos.
  • O porcelanato (Celisa) predomina nos revestimentos. Na área externa, o piso Extint imita madeira de demolição e o SPA recebeu porcelato que simula canjiquinha. No interior, o revestimento cerâmico imita o mármore calacata e travertino. “É uma forma de ter o luxo sem gastar muito. Além disso, esse tipo de revestimento tem praticidade na manutenção, ideal para o público com pouco tempo”, destaca Luiz Henrique.
  • A planta baixa da Box Houser permite visualizar a estrutura modular do projeto. Para o arquiteto, o essencial em áreas pequenas é garantir o conforto. “Nesses projetos, não pode haver desperdício de espaço, tanto na horizontal como na vertical. Utilizar um beliche ou aproveitar os espaços sob a cama pode fazer toda a diferença, sem abrir mão do design”, aponta.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
  • O projeto de 97m² em Garopaba – SC é da arquiteta Rosane Nolasco Leitzke – ela mora na casa com o marido. Os ambientes sociais estão voltados para a frente do terreno com entrada principal pela varanda.
  • Projetada como um loft, a casa tem os ambientes sociais integrados: cozinha, sala de jantar, estar e home office dividem a mesma área. “Como não temos filhos, quisemos uma casa prática e pequena, que não desse muito trabalho”, conta Rosane. O pé direito elevado com um grande rasgo de vidro garante a iluminação natural e a ventilação dos espaços.
  • Com o projeto pensado a partir do estilo de vida do casal, a integração dos espaços favorece ainda mais o convívio. “Meu marido gosta de cozinhar e eu trabalho logo ao lado, na bancada que forma o home office”, explica.

  • A planta baixa permite visualizar a divisão entre os dois quartos e a área social, agrupada em um bloco único.
________________________________________________________________________________________________________________________

  • Na busca de uma moradia próxima ao trabalho, a arquiteta Larissa Lieders deparou-se com esta casa de vila, em São Paulo. Antes da mudança, com marido e filha, a arquiteta reformou o sobrado, de 90 m². “Quisemos uma casa compacta porque trabalhamos o dia inteiro fora, então tem que ser um lugar fácil de manter”, conta.


No interior, a arquiteta pensou em um projeto com ambientes versáteis. A sala de jantar pode abrigar também o home office, por exemplo. O lavabo com duas portas serve tanto para receber as visitas quanto para a empregada. No quintal, o varal é retrátil e,quando guardado, permite receber os amigos numa área descoberta.

  • Planta baixa da casa antes da reforma.
casas-pequenas-5-projetos-45-130-m-13
  • Planta baixa depois da reforma. “As mudanças foram poucas, pois a casa já era bem distribuída”, conta a arquiteta. Uma das principais alterações foi no pavimento superior, em que o banheiro foi dividido e incorporado ao quarto do casal, formando uma suíte.
Fonte: http://casa.abril.com.br

2 comentários:

tenho um terreno que as medidas são 3*18=54 o que devo fazer,para fazer uma casa simples e porem linda ,desejo um sobrado....

primeira coisa a ser verificada:
a legislação municipal permite construção residencial em terreno com largura tão reduzida?
segundo:
um arquiteto e um engenheiro civil serão os profissionais corretos para o desenvolvimento do projeto caso seja possível construir neste terreno.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More