sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sky City - A Cidade Vertical

Por Jucimar Almeida

  "Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas." — por Jewish Antiquities, comentando sobre Ninrode. (Antiguidades Judaicas), I, 114, 115 (iv, 2, 3)

“Vamos! Construamos para nós uma cidade e também uma torre com o seu topo nos céus, e façamos para nós um nome célebre, para que não sejamos espalhados por toda a superfície da terra.” – Gênesis 11:4. (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências)

  Quem nunca ouviu falar de Babel, a torre de Babel, confusão das línguas, Ninrode? A Bíblia cita este homem como alguém que desafiou Deus por tentar construir a maior torre. Em contradição com a ordem de Deus a Adão e Eva de espalhar-se por toda a Terra, Viveu no oriente. Governou a Assíria. O seu plano não obteve êxito. Porém a sua idéia inspira muitos arquitetos e engenheiros orientais e ocidentais através dos anos.

Skycity 1000

  É um projeto do que talvez venha a ser a maior construção feita pelas mãos do homem sobre toda a Terra. Trata-se de um arranha-céus de dimensões espantosas. http://lh4.ggpht.com/thomedel/SQKQJGZh9bI/AAAAAAAAAJc/x4L0h7T1aSI/s63_1%5B2%5D.gif

Com um quilômetro de altura e diâmetro na base de 400m e superior 160m, 24 platores cada um comportando prédios de até 40 andares, 140m² de área ocupada na superfície, 18 trilhões de toneladas, tudo isso para comportar 100.000 trabalhadores e 35.000 residentes japoneses da cidade de Tóquio. O projeto não é novo, conforme puderam observar, já existiam idéias antes de Cristo. Mas, para o SkyCity, o primeiro projeto surgiu em 1989. Só agora começaram os preparativos para a elaboração dos planos de construção.

SkyCity 1000, 1 quilômetro de altura

  Ao se projetar um arranha-céu dessa magnitude muitos problemas surgiram. Como conseguir 140 m² na metrópole que tem o m² mais caro do mundo? Como desocupá-lo?  Outro exemplo seria a fundação. Como fazer uma fundação profunda numa ilha? Não tem como. Assim, o grupo de engenheiros optaram por distribuir a tensão das 18 trilhões de toneladas por várias colunas com 60m de profundidade. Com esta altura, os ventos de um tufão, que ocorrem frequentemente no Japão, tombariam a edificação de 1 km de altura. Tombariam, se não tivesse um pêndulo no seu interior equilibrando-o continuamente diminuindo o tombamento. Ainda contra os ventos, o projeto foi elaborado para que a edificação cortasse o vento, não contando com formas ortogonais que aumentam o atrito. Além disso, cada platô tem grandes aberturas que permitiriam a passagem das rajadas de vento. Incêndio, temido nos edifícios pela sua rápida e destrutiva propagação, não deixou de entrar na lista de problemas do SkyCity 1000. Resolvido com a ajuda da melhor brigada do mundo. Os bombeiros de Tóquio estão prontos para lidarem com tufões, terremotos e incêndios. Eles contam com um super-helicóptero que consegue armazenar água e jogá-la contra as chamas. Sem dizer, que não precisa descer para reabastecer, uma mangueira desce e bombeia a água para o reservatório. Porem, o que mais mata num incêndio em edifício é a fumaça gerada. No SkyCity 1000, as rajadas de vento passando pelas grandes aberturas dos platores se encarregarão de expulsá-las. Mas, infelizmente, estes são alguns dos empecilhos para a execução desta megacontrução, alguns solucionados ao observar a execução do Taipei 101 e do Burj Dubai (atualmente maior do mundo). 

esquerda-direita: Taipei 101, um dos platores do SkyCity 1000 que poderá contar com 24, cada um suportando prédios com até 40 andares, e Burj Dubai.

  Obtenção do aço a ser utilizado na estrutura e equipamentos a serem criados para a execução, são dois dos maiores problemas para a execução. Calcula-se que a quantidade de aço necessária, faria com que as indústrias do aço no mundo, parassem só, para suprir a demanda dessa construção. Sem dizer que, no canteiro de obras seriam criadas duas siderúrgicas. As gruas que existem hoje, aguentariam levantar toneladas a mais de 1.000 metros de altura?

  O transporte vertical serão por elevadores atômicos, fabricados pela empresa OTIS e já em operação. Estes super-elevadores chegam a 60 Km/h. Interligados a um sistema horizontal com trens que também sobem fazendo círculos ao redor dos platores.

A SkyCity é uma das melhores propostas para a melhoria de vida nos grandes centros urbanos? Se o projeto for a execução, já existem outros pela mesma empresa. A idéia é colocar a cidade na vertical e reflorestar a área urbana atual de Tóquio. Ninrode fracassou, por  desafiar a Deus.  Sua idéia não teve lógica, apenas ambição, revolta. Afinal, a Terra não estava com a população da forma como encontramos hoje. Porém, seus descendentes estão aí

.

Fonte:http://jucimar26.spaces.live.com/default.aspx?sa=459978789

3 comentários:

Boa matéria, esse sky city realmente vai ser uma revolução para o japão ;p

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More