Inspire-se em 22 modelos de escadas .

Esse item tira noites de sono de quem vai construir. Que tipo de material? Quantos patamares? Dúvidas como essas somam-se ao medo de errar nas medidas.

Projeto habitacional de baixo custo.

Este tipo de projeto serve de exemplo para demostramos que os aspectos arquitetônicos não só podem ser voltados para as classe A e B.

As boas ideias de piscinas

Para divertir toda a família e arrancar elogios dos convidados as piscinas dão um show a parte, confira a galeria de fotos.

Concreto entre céu e mar.

Linhas puras e elegantes dão forma a este refúgio de fim de semana inserido em uma paisagem exuberante.

quinta-feira, 27 de março de 2008

A hora do vidro

Ele deixa a luz entrar, abre a casa para o exterior e separa ambientes com suavidade. Além dessas vantagens, esse material milenar se apresenta com requisitos intrínsecos à vida moderna: segurança, durabilidade e conforto térmico e acústico. Por isso, aos poucos, vai ocupando espaços, do hall aos quartos, do piso ao teto. "Hoje, a chamada nanotecnologia (manipulação de átomos e moléculas) permite produzir vidros como o autolimpante e o antiembaçante", completa Lucien Belmonte, superintendente da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro).

(O vidro laminado vermelho contrasta com os acabamentos brancos deste banheiro projetado pelas arquitetas cariocas Anna Backheuser e Elaine Fachetti (Ateliê de Arquitetura). A chapa de 8 mm com PVB colorido no meio foi usada na prateleira sobre a bancada (0,15 x 2,20 m) e no painel fixo (0,80 x 2,20 m), que dá privacidade ao vaso sanitário. Execução da Cristalplan.)



(Para não deixar exposta ao tempo a madeira (itaúba) que estrutura a entrada desta construção, os arquitetos paulistas Eduardo Teiman e Augusto Puig instalaram por fora duas chapas de vidro laminado (6 e 4 mm). As placas têm tamanhos de 1,40 x 2,50 m e 1,80 x 2,50 m. Execução: Puig Perovani Engenharia.)



Laminados: segurança extra Um sanduíche de dois vidros com um filme de PVB (polivinilbutiral) no meio, incolor ou colorido. Essa é a receita desse tipo de vidro, que oferece segurança ao garantir que, em caso de quebra, os cacos fiquem grudados no PVB. "As espessuras variam de 6 a 12 mm, mas é possível fazer placas de até 50 mm", diz Alexandre Rodrigues, promotor técnico da empresa Cebrace. "O PVB barra mais de 99,5% dos raios ultravioletas, protegendo ambientes e móveis do desbotamento, e ainda permite um ganho acústico", destaca Luciano Arruda, da Solutia. É recomendado em guarda-corpos, pisos, coberturas e fachadas.

(Com o fim de captar luz e aquecer a área da piscina, 'parte da cobertura de telhas de concreto deu lugar a estes panos de vidro laminado de 1,45 x 2 m', explica a arquiteta Claudia Bassichetto (Sita e Bassichetto Arquitetos Associados), de São Paulo. O vidro, da Santa Marina Vitrage, tem 10 mm.)



('Quem chegava ao apartamento dava de cara com a sala', conta Marcia Rossi, que desenhou esta divisória em parceria com Paulo Barbosa. Os arquitetos paulistanos empregaram duas chapas de vidro laminado 10 mm com PVB. Com 0,10 x 2 x 2 m, a peça fica presa em dois perfis de madeira. No interior, uma camada de 2 cm de sílica evita a umidade. Execução da Floot.)



De onde vem a cor?As empresas processadoras usam três técnicas para colorir o vidro. Nos laminados, a aplicação do filme de PVB, feita sob pressão e em altas temperaturas, é a mais comum. Já a resina, à base de poliéster, é um processo a frio. "Líquida, ela é catalisada com peróxido e se transforma em plástico colorido dentro das duas chapas", diz Fabio Giannattasio, da empresa paulista Effectus. "Na serigrafia, o vidro comum recebe a esmaltação sobre uma tela própria e vai ao forno para a tinta impregnar", conta Geraldo Romano, da empresa Pacaembu, de São Paulo.

('Gosto de usar o vidro em meus projetos. Ao trazer a luz, ele propicia bem-estar, torna os ambientes menos claustrofóbicos e permite manter plantas em casa. Tem-se a sensação de estar em contato com o exterior. Prefiro os transparentes aos coloridos, pois o vidro é muito durável e a cor é uma questão de moda.'Debora Aguiar, arquiteta.)


(Na reforma, o hall foi delimitado por uma chapa de vidro laminado curvo (15 mm) fixada no piso e no teto por uma estrutura metálica. 'A outra metade desta circunferência (2 m de diâmetro e 2,63 m de altura) é uma porta pivotante revestida de fórmica', conta Marco Donini, arquiteto paulista, que divide a autoria do projeto com Francisco Zelesnikar.)



Como comprar e transportar: Quem adquire qualquer material hoje se preocupa com a certificação. No caso do vidro, existem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tratam da aplicação na construção civil. Segundo Silvio Ricardo Bueno, coordenador de normatização da Andiv, "elas são facultativas e as empresas já começam a entender a importância da certificação". Se você pretende investir no produto, compre-o no final da obra, pois não poderá estocá-lo. "O transporte exige veículos próprios e caixas de madeira acolchoadas. Conforme o tipo de vidro, há inclinações específicas e borrachas de apoio, além de um número máximo de placas por pilha", avisa Ricardo Macedo, da Engevidros.

Temperados: resistência maiorSubmetido a um choque térmico, o vidro temperado adquire resistência cinco vezes superior ao comum. Ao quebrar, desmancha-se em pequenos fragmentos pouco cortantes. As espessuras em geral vão de 4 a 12 mm (mas também pode ser encontrado em 15 e 19 mm). Já existe uma certificação (não obrigatória) conferida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que garante a conformidade às normas da ABNT para vidros temperados. Deve ser usado em portas, janelas, boxes e em estruturas com função autoportante (de sustentação).



(Uma estrutura de chapas de ferro dobradas sustenta a caixa de panos de vidro temperado de 8mm (execução Casa Dine) que forma este hall. As larguras de cada peça variam (0,55 e 1m) e a altura é de 2,45 m. Projeto dos arquitetos paulistanos Aldo Urbinati, Luciano Junqueira, Ricardo Ramos e Vanessa Palamanos.) .....

sexta-feira, 7 de março de 2008

Quartos de mostra.

Na hora do repouso, todo mundo quer aconchego. Para uns, ele é traduzido em tons pastéis que convidam doces sonhos. Outros são fãs de tons vibrantes e salpicam o quarto com paredes ou acessórios cheios de personalidade. Quem decide o cenário ideal para o sono dos justos é você. O que nós acabamos de fazer foi selecionar 15 idéias - das mais diversas e divertidas - nas mostras de decoração que aconteceram no primeiro semestre.


Mostra de decoração no Shopping Lar Center, em São Paulo - Quarto Jovem Mulher, por Carol Lovisaro - Loja Líder

Casa Cor 2007 Goiás - Quarto do rapaz, O quarto do rapaz moderno resgata o conceito original de quarto: descanso e intimidade, por Simone Borges



Casa Cor 2007 Goiás - Quarto do Casal, Paixões por cinema e vinhos convivem em harmonia neste quarto

Casa Cor 2007 São Paulo - Quarto, banho e closet do casal, por Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes


Casa Cor 2007 São Paulo - Quarto do bebê, por Adriana Ribeiro de Mendonça e Aline Cremonini Constantino

Casa Cor 2007 São Paulo - Quarto da menina, por Viviane Magri Dinamarco .


Casa Nova 2007 - Suíte do Casal, por Aline Ventura Nardi (arquiteta), Eduard Wolgang Nardi (arquiteto) e Helena Neckel (artista plástico).


Santa Catarina: mostra de decoração no litoral norte - Quarto de Hóspedes - o projeto da arquiteta Cristiane Lins em parceria com os designers Nora Lins e Waldir Gomes, inspirado no arquiteto Sig Bergamin, tem o conceito de ser um quarto de hóspedes em uma casa de praia.

Casa Nova 2007 - Suíte do Garoto, por Tayana Kadletz (arquiteta), Eliane de Queiroz Gomes (designer de interiores), Caroline Antunes Bucciano (engenheira civil) e Edson Ebert Junior engenheiro civil)

Casa Nova 2007 - Loft Dellano, por Dani Silva (arquiteta), Karla Silva (decorada), Karin Frazão (engenheira) e Beto Frazão (engenheiro)

Casa Nova 2007 - Suíte de Hóspedes, por Anna Maya (arquiteta) e Anderson Schüssler (arquiteto)


Mostra de decoração no Shopping Lar Center, em São Paulo - Quarto do Jovem Casal, por Deise Aparecida dos Santos - loja Art Ville

Mostra Artefacto 2007 - Fortaleza - Quarto / Escritório, por Danielle Valente


Mostra de decoração no Shopping Lar Center, em São Paulo - Dormitório do Casal, por Paula Alessandra de abreu Carvalho - loja Evviva Bertolini
Campinas Decor 2007 - Quarto e Closet do Filho, por Anderson Roberto Leite e Roberta de Toledo Pinazza Kassouf

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More